Sobre o Guia

Depois de uma década desde o início de sua elaboração, ou seja, desde 1994, o primeirocapa_guiadepetropolis_21.jpgcapa_guiadepetropolis_21.jpg guia de escaladas de Petrópolis chega com a finalidade de informar, minuciosamente, suas vias de escalada em rocha, abrangendo todo o município. São mais de 200 vias, distribuídas por 33 montanhas da cidade; cerca de 90 croquis e diagramas vetorizados digitalmente; mapas escalonados da região; e muitas fotos históricas, de ação e de todas as paredes com o traçado de suas rotas.

Localizada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, a cerca de 800 m de altitude, a cidade de Petrópolis se consolida como um dos maiores e mais importantes centros de escalada em rocha do Brasil, devido à grande quantidade de vias, diversidade e qualidade de suas paredes. Por estar localizada na Serra do Mar, tendo setenta por cento de sua área coberta por Mata Atlântica, Petrópolis possui um clima ameno e aprazível, em qualquer época do ano, com temperaturas que giram em torno dos 22 ºC. Também, por ser considerada uma cidade hospitaleira e segura, por possuir um dos melhores índices de qualidade de vida do País e por estar posicionada bem próxima à Região Metropolitana do Estado, Petrópolis tem tudo para se tornar um local de preferência de milhares de escaladores de todas as partes.

Aliados a tudo isto, no conjunto de atrativos naturais de Petrópolis, distribuídos pelo relevo riquíssimo, encontram-se poços e riachos perfeitos para o banho, belos vales que cortam as escarpas íngremes e, ainda, áreas de grande importância histórica e cultural, como o próprio Centro Histórico, o Caminho do Imperador, a Estrada das Lajes Soltas e o leito da extinta Estrada de Ferro Grão-Pará. Por fim, Petrópolis esbanja cenários de rara beleza, que encantam seus conterrâneos e sempre encantarão qualquer turista, seja para escalar suas montanhas, ou simplesmente passar um fim de semana curtindo a cidade.

O Guia de Escaladas de Petrópolis divulga a beleza do município, com sua natureza exuberante, e o potencial que suas paredes oferecem para a exploração de novas rotas de escalada. Por fim, narrando década a década, o Guia ainda faz o resgate de toda a história do montanhismo na cidade, que conta com uma tradição de mais de setenta anos.

Fotos das montanhas e paredes com o traçado de suas vias

Foto-diagramas e croquis vetorizados digitalmente

Especificações:

. 322 páginas, ilustrado, com diagramas, mapas, cartas topográficas e cerca de 150 fotos (sendo aproximadamente 50 coloridas)
 . Todo impresso em papel couchê 90 g/m2

ISBN Biblioteca Nacional 85-904016-1-8
Catalogação na Fonte – Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ
Copyright © 2004 – Ministério da Educação e Cultura

Responses

  1. Jayme preciso de saber sobre Lidice. Talves ir morar lá. Me encontras no meu Facebook. Aloysio Zaluar. Se tiver mande o seu, mas tem q ser hoje..Mande seu telefone ? Não mande e-mail porque não olho.
    .AZ RJ BR 25/3/ 2012


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: